A nova tecnologia de processamento de linguagem Google Bard foi recentemente lançada para concorrer com chatboots como ChatGPT. Mas, por ainda estar em fase experimental, muitas dúvidas acabam surgindo entre os usuários e uma das mais recorrentes é sobre como acessar o Google Bard.
Esse concorrente direto do ChatGPT representa um dos mais modernos sistemas de IA já criados até o momento. Basicamente, ele vem para transformar a forma como as pessoas interagem na internet, possibilitando uma experiência de interação natural entre máquina e usuário.
Se você ainda não sabe como funciona ou então como acessar o Google Bard, confira esse artigo na íntegra e fique por dentro de tudo sobre essa ferramenta que pode ser uma alternativa ao Chat GPT. Confira!
O que é Google Bard?
Em síntese, o Google Bard corresponde a um sistema que simula a conversa humana, através da utilização de inteligência artificial em conjunto com técnicas de linguagem natural. Dessa forma, a ferramenta deve proporcionar interações mais humanas e orgânicas para seus usuários.
Entre as facilidades que a ferramenta promete estão: obter informações mais precisar, auxiliar o usuário na resolução de problemas, fazer buscas avançadas e etc.
Como funciona o chatboot do Google
De acordo com informações divulgadas pelo Google, assim que a versão final for liberada, os usuários só precisarão criar um login e senha para utilizá-la. Essa é uma estratégia comum que visa estudar ainda mais os hábitos de quem está acessando.
Importante ressaltar que essa novidade foi desenvolvida pela (Language Model for Dialogue Applications, ou Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo) que é responsável por fazer a gestão de inteligência artificial na empresa. Ou seja, já podemos esperar uma solução ágil e avançada, nos mesmos moldes do Google.
A inteligência artificial do Google será confiável?
Uma das principais preocupações que surgiram assim que o Chat GPT ganhou mais popularidade foi a responsabilidade sobre as informações fornecidas. Isso porque a ferramenta não faz uma curadoria sobre o que é informado ao usuário, se baseado apenas nas referências na web.
De acordo com a Google, a Bard deve ser uma inteligência artificial mais responsável que segue o conjunto de “Princípios de IA” criado pela própria empresa.
Entre as regras que serão estabelecidas na inovação, está, por exemplo, evitar criar ou reforçar preconceitos injustos.
Além disso, a própria empresa já informou que irá combinar o fornecimento de informações em tempo real com feedbacks fornecidos pelos usuários através de testes internos, de modo a garantir que a IA possa dar respostas cada vez mais seguras, de alto nível de qualidade e confiáveis.
Apesar disso, vale destacar que mesmo buscando aperfeiçoar a veracidade das informações, os chatbots como Google Bard e ChatGPT ainda veem esse aspecto como um desafio a ser batido. Tanto que, recentemente, o próprio Google perdeu US$100 bilhões por ter gerado uma resposta imprecisa em demonstração e que foi postada no Twitter.
Como fica o SEO no Bard?
Outra questão que preocupa os usuários em relação ao uso da novidade do Google se refere ao SEO dos conteúdos. Nesse caso, o próprio Google já anunciou que sua ferramenta não poderá utilizar o SEO, o que pode ser prejudicial, uma vez que são as palavras otimizadas que permitem que os resultados sejam melhor ranqueados.
Isso pode acabar interferindo nas buscas dentro da web, tendo em vista que a otimização tem papel fundamental em determinar quais são os conteúdos mais relevantes. Mas, como o Google Bard foi lançado rapidamente para bater de frente com o Chat GPT, provavelmente haverão atualizações no futuro para corrigir esse aspecto.
Como acessar o Google Bard
De modo geral, os usuários ainda não têm como acessar o Google Bard. Isso porque a ferramenta de inteligência artificial ainda está em faze experimental.
De acordo com a gigante de tecnologia, uma versão mais leve deve ser liberada em breve e na sequência o sistema completo em si, para que os usuários possam testar e dar feedbacks.
Até o momento não foi esclarecido pela empresa como acessar o Google Bard, se será possível acessar apenas uma versão web, ou se haverá algum tipo aplicativo.
Mas, o que tudo em dica, a ferramenta deve seguir o modo de acesso padrão, com o uso de login e senha para poder usar.
Bard ou ChatGPT: qual é o melhor?
Por enquanto não há como acessar o Google Bard, o que não permite uma avaliação dos feedbacks dos usuários. Mas levando em consideração as considerações de especialistas que já testaram as duas ferramentas, já é possível se ter um comparativo entre as alternativas.
Ambas as inteligências foram desenvolvidas visando dar respostas ágeis e precisas, com base em pesquisas na internet. Dessa forma, em relação a fonte de informações as duas ferramentas devem se portar da mesma maneira.
Mas, levando em consideração que a maior parte dos dados está na gigante de pesquisas, a tendência é que ela saia na rente no quesito pesquisa. Além disso, levando em conta o histórico do Google, sabe-se que a empresa sempre foca na usabilidade.
Por isso, assim que houver a possiblidade de como acessar o Google Bard, o usuário poderá encontrar uma interface mais intuitiva.
É preciso lembrar que apenas com alguns meses de lançamento o Chat GPT já se tornou uma verdadeira força dentro do mundo digital e que está sendo constantemente atualizado. Então, com o Bard a tendência é que a dinâmica seja igual.
Portanto, essas são as principais informações sobre como acessar o Google Bard. Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a poderosa concorrente da nova ferramenta do Google? Então aproveite para conferir no artigo que preparamos sobre ChatGPT e saiba tudo sobre essa inovação que já vem revolucionando a forma como as pessoas se comunicam na internet.