“Eu aprendo muito mais com a educação a distância do que com o professor lá da sala”, dizem alguns muitos alunos espalhados pelas inúmeras escolas do Brasil.

O bom-senso exige que eu te informe que essa constatação não é baseada em estudos, portanto, não é um fato, é apenas uma percepção de alguém que passou os 13 primeiros anos do século 21 em sala de aula e ouvia e falava isso inúmeras vezes.

E para provar isso, deixa eu te fazer algumas perguntas e você pode responder pelos comentários:

– Já assistiu alguma vídeo-aula para aprender ou entender algum assunto que não havia entendido na sala de aula?

– Já tentou aprender alguma música assistindo vídeos tutoriais do site Cifraclub?

– Já se inscreveu em algum curso online?

– Já procurou como consertar algum aparelho eletroeletrônico.?

Apesar de serem objetivos diferentes, todas as perguntas representam formas de educação a distância, então, sim, ela realmente faz diferença no meu e no seu dia a dia. Concorda?

A educação a distância é mesmo tão importante? As estatísticas comprovam isso!

Falando especificamente dos cursos EAD, sejam técnicos ou superiores, existem diversos números que comprovam que essa nova modalidade de ensino está se tornando o método preferido dos alunos.

O EdTech Magazine, em 2012, fez uma compilação de diversos números relacionados a educação online e alguns bem interessantes serão listados abaixo, confere aí!

– De acordo com o Pew Research Center (PRC), 50% dos presidentes de faculdade preveem que, daqui a 30 anos, a maioria dos alunos terá aulas online.  Isso significa que eles reconhecem que a tendência é a saída das salas tradicionais para as salas online.

– De acordo com a Instructional Technology Council (ITC), 91% das faculdades comunitárias já oferecia, naquela época, registro online; 40% das instituições cobravam uma taxa adicional por crédito para que eles conseguissem assistir as aulas e o valor da taxa variava de US$2 a US$80.

Nota: Faculdades comunitárias são Associates Agrees (uma espécie de graduação tecnológica/técnica e que queima matérias para faculdade, possibilitando que você entre diretamente no terceiro ou quarto ano).

– O infográfico da Course Hero 150% de aumento no número de alunos que escolhem cursos online como parte do seu currículo (1998 a 2008).

É possível retirar duas informações desse dado: A primeira é que a adesão e os adeptos dos cursos EAD aumentaram, aumentam e continuarão aumentando com o passar do tempo.

A segunda informação é que cada vez mais a internet e suas ferramentas (isso inclui o EAD) estão deixando de serem relacionadas a má qualidade e baixo profissionalismo.

As certificações EAD se tornam cada vez mais importantes e reconhecidas pelo mercado mundial.

Os 4 pontos que tornam a educação a distância um fator imprescindível no desenvolvimento profissional

Olhando os números, fica até mais fácil de acreditar que a tendência realmente seja uma educação digital ou ao menos híbrida, onde alguns dias são presenciais e outros dias são online (como já ocorre em alguns cursos de faculdade a distância).

Porém, por que perder todo o contato presencial, a interação com os colegas de sala, um professor ali, pertinho, para te tirar uma dúvida?

Por que abandonar isso tudo e escolher a educação a distância?

Muita gente vai dizer que “carreira é solo” e que nenhum colega de sala te oferecerá emprego e, para falar a verdade, ele será mais um concorrente ao final do curso.

Mas isso passa longe de ser verdade. A faculdade presencial é muito importante para a criação de networking, pois ali, principalmente na sua sala, estão pessoas que têm objetivos muito parecidos com os seus e vocês podem e devem caminha juntos para conquistar os objetivos.

Eles podem não te dar um emprego, mas podem te indicar para um ou até mesmo formarem, junto com você, uma empresa.

Então, por que abandonar?

Os pontos abaixo não são apenas vantagens dos cursos EAD, eles também devem ser visto como fatores a serem considerados na hora de escolher uma instituição de ensino.

Sabendo disso e já tendo lido sobre as vantagens da faculdade presencial, chegou a hora de conhecer os principais fatores e vantagens que tornam o EAD tão eficaz e importante para o desenvolvimento profissional.

Você consegue se manter atualizado sempre

Diferentemente dos livros de faculdade, os materiais do EAD podem ser facilmente modificados.

Qual a vantagem disso?

Inserção de novidades mundiais. Principalmente nos cursos de Geografia, TI e alguns tipos de engenharia, é possível utilizar as notícias do dia a dia para explicar um determinado assunto.

A sua instituição não oferece aulas ao vivo?

Você pode procurar no Google e certamente encontrará vídeos de diversos professores comentando sobre o assunto novo.

O conteúdo é democrático e globalizado

Além de ser atualizado, como foi dito acima, o conteúdo é democrático e globalizado.

Mas o que isso significa?

Democrático significa que você pode escolher o melhor método de ensino para você e digo isso em relação as vídeos-aula.

Não gostou da aula presencial ou do curso? Não tem problema, você pode assistir há uma aula de um professor sem vínculo com sua instituição no YouTube para tentar aprender.

Não conseguiu?

Também não tem problema, pois você pode procurar outros professores explicando até que encontre um que te faça aprender de verdade.

Globalizado significa que você pode assistir ou ler (Se for um artigo) em qualquer idioma, não apenas nacional.

Você não precisa ter aula apenas com brasileiros só porque mora no Brasil, essa barreira geográfica foi quebrada e um exemplo são as faculdades comunitárias, que muitos estrangeiros utilizam para diminuir o tempo e, consequentemente, os custos de uma faculdade tradicional.

“Mas eu não sei nem falar português direito, quem dirá um idioma estrangeiro”.

Profissionalmente falando, é bom aprender e não há mais desculpas, pois o ensino a distância pode te ajudar (próximo ponto).

Porém, mesmo que ainda não tenha tido oportunidade de aprender outro idioma, não tem problema, o Google tradutor pode te ajudar e o próprio YouTube também.

Se você tem o Google Chrome e quer ler um artigo, basta pedir a tradução e, pronto, conseguirá compreender todo o conteúdo.

Se quer ver um vídeo, basta ativar a legenda no YouTube e ser feliz!

Existe flexibilidade de ensino (isso desenvolve outro ponto!)

Sem dúvidas, a vantagem mais importante do EAD e um fator muito importante a ser considerado na hora da escolha da instituição.

O que ocorre é que a maioria dos cursos técnicos e de graduação não são cursos totalmente a distância, são cursos híbridos, ou seja, as salas se reúnem, pelo menos, uma vez na semana para ter um dia presencial.

Isso é ruim? Não por completo, afinal, tem aquela questão do networking que citei mais acima.

O problema real é que uma parte das pessoas que fazem cursos EAD, escolhem esse método por não terem o curso em sua cidade, principalmente aqui no Brasil.

Por conta disso, se o curso exigir uma quantidade de encontros presenciais por semana pode não ser legal para você, principalmente se a cidade for longe e a passagem for cara.

Logo, a flexibilidade de ensino como fator é: Escolha as instituições que oferecem a melhor relação qualidade x proximidade da sua cidade.

Agora, olhando como vantagem, a flexibilidade de ensino é uma maravilha, afinal, é uma verdadeira batalha passar o dia todo no trabalho e ainda ter que pegar o trânsito para chegar na faculdade cansado para assistir as aulas (monótonas, na maioria das vezes) e quase sempre chegar em casa depois das 10.

Não é melhor escolher o melhor horário e local para assistir as aulas e, se quiser, ainda adiantar algumas nos finais de semana?

Essa vantagem acaba desenvolvendo outro ponto que, profissionalmente falando, pode ser muito interessante para a empresa em que está trabalhando.

O EAD te dá responsabilidade, autonomia, um nível de planejamento sem igual.

Por que?

Por que se você não planejar o seu dia e a sua semana, acabará não assistindo nenhuma aula e isso será prejudicial para o seu aprendizado e fará com que passe ainda mais tempo no curso até a conclusão.

Se você não tiver autonomia para pesquisar além do que foi passado na aula, será um profissional medíocre (de médio, regular).

E se não tiver responsabilidade com o seu planejamento, nunca encerrará o curso.

Qualidade do material e ambiente de aprendizagem são fatores valorizados pelos cursos EAD

Para finalizar, esse também é um fator a ser considerado na hora da escolha do curso.

Apesar dos cursos a distância sempre valorizarem os seus materiais (para tornar o aprendizado do aluno mais fácil e rápido), é bom você procurar saber por meio de fóruns e debates sobre a instituição escolhida, afinal, um material de qualidade faz toda a diferença.

Assim como o ambiente de aprendizagem.

O que é?

Algumas faculdades oferecem fóruns exclusivos e salas de bate-papo para a interação entre os alunos do curso.

Isso ajuda a conhecer pessoas para aumentar o networking e até para tirar dúvidas sobre os assuntos que o professor está passando diariamente.

É uma maneira que eles encontraram para substituir a interação presencial.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Cadastre seu email para receber o nosso conteúdo exclusivo.
.

Waldemar Ramos Junior

Advogado, palestrante, professor, atua nas seguintes áreas do direito: Previdenciário, Trabalhista, Cível e Família. Possui livros publicados e artigos divulgados em revistas especializadas.

Ver todos os posts