A micropigmentação fio a fio é um procedimento estético utilizado para preencher e contornar as sobrancelhas.
Por proporcionar um efeito duradouro, está conquistando cada vez mais pessoas que querem realçar o olhar e dar mais destaque a essa região do rosto.
Ficou interessada e quer saber mais sobre essa técnica? Então conheça os prós e contras da sua aplicação a seguir!
Prós e contras da micropigmentação fio a fio
Prós
A micropigmentação é realizada com o dermógrafo, aparelho similar ao da tatuagem, sendo a diferença principal o fato do dermógrafo ter menos microagulhas e ter rotação mais leve, pois é usado para aplicar o pigmento apenas na segunda camada da pele.
O procedimento é realizado com pigmentos hipoalergênicos específicos para micropigmentação, e agulhas descartáveis. Para evitar a dor, um anestésico é aplicado antes do processo, em combinação com o “Crio Thermo”, aparelho que funciona reduzindo o sangramento do local. Dessa maneira, os clientes não sentem dor.
Pelo fato da pele ficar sensível, é muito importante manter alguns cuidados depois da aplicação. Por exemplo, deve-se evitar a exposição ao sol nos primeiros 15 dias, banho de mar e piscina, e o uso de esfoliantes, produtos com ácidos ou outros abrasivos.
Por outro lado, o uso de pomada cicatrizante é recomendado para evitar o aparecimento de casquinhas que podem prejudicar a cor do pigmento.
Esse procedimento estético é mais popular nas sobrancelhas, mas também pode ser feito na área dos olhos, mamilos e boca. Saiba mais:
Sobrancelhas
A micropigmentação tem como finalidade preencher a sobrancelha ou corrigir falhas, e é realizada fio a fio. É recomendada para quem tem falhas provocadas por acidentes, ou para as pessoas que tem as sobrancelhas muito finas e desejam dar mais preenchimento a essa parte do rosto.
Olhos
Um traço bem fino é feito na linha dos cílios, ou na linha d’água, para realçar os olhos. Para proporcionar um efeito natural, o traço deve ser realmente bem fino, como o feito por um lápis de olho ou delineador.
Boca
Há quem tem a boca muito pálida ou quem teve problemas como herpes labial, que faz com que se perca a linha de contorno dos lábios. Dessa forma, é aplicado um pigmento rosado, de forma suave, para definir melhor a boca.
Mamilo
Indicada para mulheres que passaram por alguma cirurgia nos mamilos, ou que tem mamilos muito claros, a micropigmentação neste caso contorna a auréola.
Contra
Embora também seja conhecida como “maquiagem definitiva”, a técnica de micropigmentação dura de 1 a 3 anos, dependendo de alguns fatores como renovação celular, estilo de vida e cuidados. Para manter a boa aparência do micropigmentação, será necessário fazer alguns retoques ao longo desse período.
Caso a cliente se arrependa do procedimento, o processo para remover a pigmentação não é dos mais simples – da mesma forma que ocorre com a remoção de tatuagem.
Para remover micropigmentação, é usado um pigmento do tom da pele. Outra maneira é a aplicação de laser, mas esse método tem suas restrições, pois pode remover os pelos ou danificá-los.
Essa técnica também tem algumas contraindicações e não deve ser realizada em quem tem diabetes, hemofilia, doenças infectocontagiosas, AIDS e câncer, ou em pessoas que sofrem de trombose ou glaucoma, alérgicas à pigmentos e anestésicos, gestantes e lactantes. Também não é um procedimento indicado para quem tende a ter queloide.
Apesar dos contras, a técnica de micropigmentação fio a fio é uma ótima alternativa para quem deseja deseja realçar seus traços, de forma natural e duradoura.
Melhora da aparência com a micropigmentação fio a fio
Muitas pessoas estão insatisfeitas com as falhas nas sobrancelhas, que algumas vezes provocam até mesmo problemas de autoestima. Por causa dessas falhas, o que muitos fazem é usar maquiagem frequentemente, ou ir ao salão para aplicar henna. Felizmente, uma alternativa mais viável e com efeito mais duradouro está sendo cada vez mais difundida: a micropigmentação fio a fio.
Com essa técnica, é possível corrigir as falhas, realçar o olhar e dar um “up” na aparência.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, nesse post, vamos lhe dar todos os detalhes sobre esta técnica inovadora que está fazendo a alegria das mulheres do mundo inteiro. Confira!
O que é a Micropigmentação fio a fio?
A micropigmentação é uma técnica aplicada em várias clinicas de estética com o objetivo principal de trabalhar cada fio da sobrancelha, utilizando diferentes pigmentos, para que a cor dos pelos harmonize com a cor da pele e promova um efeito natural.
Por ser uma técnica prática e acessível, a micropigmentação fio a fio vem ganhando espaço no mercado de estética e cada vez mais homens e mulheres tem procurado aderir a esse procedimento para ficar com as sobrancelhas perfeitas.
Quem pode fazer?
A micropigmentação é recomendada para quem tem falhas nas sobrancelhas provocadas por cicatrizes, ou mau uso de pinças, ceras ou fios, que prejudicaram o modelo e preenchimento das sobrancelhas.
Este procedimento também é indicado para quem tem fios ralos nas sobrancelhas e procuram por técnicas que possam promover um preenchimento natural a essa parte do rosto.
Como é feito a micropigmentação fio a fio?
Para aplicar a micropigmentação fio a fio na segunda pele é usado o dermógrafo, uma espécie de caneta que pigmenta a pele de forma eficiente e segura. Com essa caneta, vai se desenhando cada fio, na mesma direção de crescimento dos outros pelos, para que fique o mais natural possível.
Quanto tempo dura?
O seu efeito de longa duração é uma das principais vantagens dessa técnica. Por imitar os fios com micropigmentos de qualidade, esse procedimento promove uma solução eficiente para corrigir as falhas e modelar as sobrancelhas.
O tempo de duração vai depender dos cuidados e estilo de vida de cada um, mas em média dura cerca de seis meses a 1 ano.
Quanto custa?
A técnica de micropigmentação fio a fio é realizada por um designer de sobrancelhas, e geralmente é cobrado cerca de R$500 para realizar o serviço, tendo apenas uma sessão.
À primeira vista a realização deste procedimento estético pode até parecer caro, mas é um valor que vale super a pena devido a longa duração, e também pelo fato de você não ter que ir ao salão de beleza todo mês para retocar ou definir as sobrancelhas
Recomendações e cuidados
Em primeiro lugar, é muito importante pesquisar bem e encontrar um profissional capacitado para realizar a micropigmentação com qualidade e segurança. Além disso, vale a pena refletir se essa técnica é algo que você realmente quer, pois ela dura de 6 meses a 1 ano, e não é removida facilmente.
Para uma melhor cicatrização e manutenção dos tons, passe pomada bephantol por 3 dias, evitando se expor ao sol e usar maquiagem na área das sobrancelhas.
Agora que você já sabe tudo sobre micropigmentação fio a fio, procure já um profissional de confiança para preencher a sua sobrancelha e aumentar a sua autoconfiança!