Biossegurança na micropigmentação: Entenda mais sobre esse assunto

Biossegurança na micropigmentação: Entenda mais sobre esse assunto

Para a aplicação de micropigmentação nas sobrancelhas, é muito importante seguir medidas de segurança e higiene, para evitar qualquer transmissão de doenças ou outros problemas. A biossegurança na micropigmentação ajuda os profissionais a saberem o que eles devem fazer para proporcionar um melhor bem-estar para si mesmo e também para os seus clientes.

Se você trabalha no ramo e deseja saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo e entenda mais sobre esse assunto.

A importância da biossegurança na micropigmentação

Além de ter boas habilidades com colorimetria, medidas e desenhos, o profissional que atual com micropigmentação de sobrancelhas deve também conhecer as medidas de biossegurança para garantir a segurança do cliente e a sua própria.

Os procedimentos estéticos estão diretamente associados com a saúde e bem-estar das pessoas relacionadas.

Dessa forma, quando se insere medidas de segurança e cuidados no ambiente de trabalho, além de contribuir para o bem-estar, também proporciona uma maior credibilidade para o profissional de que está realizando os procedimentos estéticos.

Certas medidas de higiene são imprescindíveis, como lavar as mãos com sabonete líquido antes e depois da técnica, usar antissépticos que destroem bactérias e usar luvas novas para cada sessão.

Esses cuidados evitam qualquer tipo de problema de saúde tanto para a cliente, quanto para o profissional.

Medidas de higienização

Como já foi mencionado, a higienização é um procedimento muito importante de biossegurança na micropigmentação. Para higienizar o ambiente, é preciso fazer a limpeza e desinfecção:

  • Limpeza: é remoção da sujeira através do uso de água, detergente ou sabão;

  • Desinfecção: utilizando álcool, quartenário de amônia ou cloro ativo, a desinfecção provoca a destruição completa dos microorganismos em forma vegetativa.

Para a higienização antes, durante e depois do processo de micropigmentação, o método mais eficiente para esterilização é com calor seco, através da estufa, ou calor úmido por meio da autoclave.

Todos os itens de aplicação devem ser esterilizados, como tesouras, pinças, suporte para ponteira, paquímetro, dermógrafo e até mesmo a bancada e sua sala de forma geral.

O pigmento deve estar disponível em batoque descartável, e todos os itens contaminados depois do procedimento devem ser despejados no local específico, como empresas coletoras. Se a sua cidade não tiver, leve esse lixo para a farmácia ou posto de saúde mais próximo.

Equipamento de proteção

O profissional que atua no ramo de estética e que deseja estar dentro dos padrões de biossegurança na micropigmentação, deve utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como: luvas de látex, lençol, babador, touca e máscara. Esses equipamentos devem ser descartados no lixo de resíduos hospitalares depois de cada atendimento.

O profissional deve usar os equipamentos de proteção e segurança, como avental, máscara e touca. É imprescindível fazer a limpeza das mãos do profissional e do local do cliente onde será realizado o procedimento.

Também é imprescindível descartar materiais contaminados no lugar correto. Por exemplo, as agulhas devem ser descartadas em embalagens amarelas descarpack lixos perfuro-cortante, já os outros materiais podem ser descartados em saco branco.

Aplicando essas medidas de biossegurança na micropigmentação, você evitará doenças que podem ser transmitidas no procedimento, como hepatite, micose ou até mesmo Aids. Dessa forma, sempre higienize bem o local, suas mãos, e a área do cliente onde será feito a técnica de micropigmentação.