Criada pelos ex-engenheiros do Google, Noam Shazeer e Daniel Freitas, a Character AI é uma ferramenta de conversa por inteligência artificial que vem ganhando tanta popularidade quanto outras inovações, como o Chat GPT e não é para menos.
Afinal, por meio dela, é possível conversar com personagens famosos de filmes, séries e games e até celebridades, simulando interações reais, que replicam as características de estilo dos personagens a partir de uma IA programada.
Quer saber mais sobre a Character AI e porque essa ferramenta está bombando na internet? Então continue lendo esse artigo e fique por dentro de tudo sobre como funciona o Character AI e como você pode usá-lo. Confira!
Fatos sobre o Character AI que merecem atenção redobrada
O que é Character AI?
O Character AI é um chatbot de conversa por Inteligência Artificial que simula interações com personalidades famosas e personagens fictícios.
Assim como outras inteligências artificiais, a ferramenta usa algoritmos de IA programada para gerar essas interações com máxima naturalidade. Além disso, o Character AI também usa informações prestadas pelo próprio usuário para ir se aperfeiçoando, o que garante que ela se torne mais precisa para suas necessidades.
Como funciona a Character AI
O Character AI ainda está em fase beta, mas já é aberta ao público para realização de testes e aprimoramentos.
No geral, essa ferramenta funciona de uma maneira mais simples se comparado a outras inovações similares, como o ChatGPT. Basicamente, o usuário fornece o máximo de informações possíveis para seu emulador e, então, a IA, irá responder as suas demandas, mas dentro do personagem que você criou.
Ou seja, por meio dessa ferramenta de conversação por IA, você pode manter interações únicas com o cientista Albert Einstein, por exemplo. Ou se preferir pode bater um papo com Joe Biden, presidente dos EUA e até saber como anda o Reino do Cogumelo conversando com o Super Mário.
Outro diferencial da ferramenta é que ela consegue gerar imagens aleatórias que são compatíveis com a IA. Dessa maneira o usuário não precisa nem mesmo se preocupar em buscar uma foto para o avatar, pois a própria ferramenta irá gerá-la.
Vale lembrar que o usuário só poderá interagir com os personagens presentes no Character AI. Além disso, também é possível criar sua própria IA de conversação.
Como usar o Character AI?
Assim como outras inteligências artificiais, o Character AI solicita que você faça um cadastro antes de começar a usar os recursos. Basta entrar no site, e seguir o passo a passo para se cadastrar.
Importante ressaltar que assim que você entra na plataforma, um aviso com as regras de uso será exibido, e você terá que aceitá-lo para dar continuidade. Além disso, a própria ferramenta irá solicitar que os usuários identifiquem conteúdos potencialmente agressivos ou ofensivos.
Desse modo, a própria ferramenta irá aprender quais são as ações e respostas mais adequadas para cada exigência do usuário.
Após os avisos será necessário ir até a página onde será possível escolher um personagem ou personalidade. Em seguida, basta interagir como um chatbot normal, que o sistema dará as respostas levando em conta aquilo que já aprendeu.
O que esperar dessa inovação
Por se tratar de uma inovação ainda recente, o Character AI necessita de mais aperfeiçoamento com o passar do tempo. Isso porque, ela está programada para ter conversas plausíveis e não necessariamente fornecer dados verídicos, o que pode causar alguns problemas, dependendo da finalidade.
De acordo com especialistas, o próximo passo para a ferramenta seria treinar a IA para conseguir lidar com grandes volumes de dados extraídos da internet, e, ao mesmo tempo, fazer uma filtragem.
Esse provavelmente é um dos maiores desafios para a inovação, tendo em vista a quantidade crescente de informações que são geradas diariamente na web.
Fatos sobre o Character AI que merecem atenção redobrada
O Character AI é uma ferramenta que vem deixando muita gente deslumbrada com o seu potencial de uso. Afinal de contas, quem não gostaria de conversar com um ídolo famoso, ou até mesmo um personagem de ficção?
Contudo, é importante dar uma atenção redobrada em relação a alguns fatos sobre a IA.
Os personagens podem ser ofensivos por engano
A IA se baseia naquilo que ela encontra na internet para simular as conversas. Por isso, os usuários podem acabar recebendo respostas ofensivas e agressivas.
Nesse tipo de situação, os próprios desenvolvedores solicitam que os usuários relatem o ocorrido para que a ferramenta possa ser aperfeiçoada.
A ferramenta está mais voltada para a criatividade do que para a pesquisa
Muitas pessoas têm utilizado a Character AI para realizar pesquisas. Contudo, há um risco muito grande nesse tipo de prática, uma vez que a ferramenta ainda não possui poderosos mecanismos de refinamento de dados.
Isso porque, seu maior foco está na criatividade e no entretenimento, e não em ser uma fonte de pesquisa confiável. Por isso, não é interessante confiar à risca no que os personagens dizem.
Inclusive, há grandes chances da IA estar apenas replicando um pensamento que pode ser relacionado ao personagem, sem nem mesmo ter um embasamento que fundamente essas informações.
Se você deseja fazer pesquisas de maneira otimizada, e com mais segurança, o ideal é procurar alternativas como o Chat GPT ou o próprio Google.
Atenção a finalidade
Tenha em mente que se você optar por simular conversas com pessoas reais e famosas, o ideal é manter o uso apenas para a geração de ideias.
Utilizar as conversas dando a entender que a personalidade em questão está falando aquilo pode render sérios problemas, inclusive jurídicos. Até porque essa não é a finalidade da ferramenta.
O seu principal foco é gerar insights por meio de conversas simuladas criativas, que se baseiam nas próprias personalidades de personagens ou pessoas. Dessa maneira, pode ser mais fácil para você desenvolver diferentes ideias e projetos, e até mesmo vislumbrar novos horizontes na criação.
Agora que você já sabe como Character AI, aproveite a ferramenta para soltar a imaginação e, assim, produzir conteúdos diferenciados ou mesmo se divertir conversando com seus personagens ou celebridades favoritos.