Extrato de Pagamento de Benefício no Meu INSS: Como Consultar?

Extrato de Pagamento de Benefício no Meu INSS: Como Consultar?

Aprenda como consultar o extrato de pagamento de benefício no Meu INSS. Passo a passo simples para acessar suas informações de forma prática!

Consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS é uma prática essencial para aposentados, pensionaistas e demais beneficiários da Previdência Social. Afinal, é por meio desse documento que os segurados conseguem acompanhar em detalhes os valores recebidos e descontos em seus benefícios.

Antes, para realizar essa consulta, era preciso que o segurado se deslocasse até uma unidade do INSS. Contudo, com a criação do Meu INSS, agora é possível fazer a consulta e até emissão do estrato de pagamento de benefício do INSS de forma online.

Acontece que nem todos segurados sabe como funciona para consultar o extrato pelo Meu INSS.

Se você é um deles, continue lendo e descubra a seguir por que acompanhar o extrato de pagamento de benefício do INSS é importante e como fazer a consulta e emissão desse estrato pelo Meu INSS de maneira prática e segura. Confira!

O que é extrato de pagamento de benefício do INSS

Basicamente, o extrato de pagamento de benefício do INSS corresponde a um documento oficial que a Previdência fornece aos seus contribuintes. Nesse documento constam informações que vão desde os valores dos benefícios depositados, até as datas de pagamento e descontos efetuados sobre o valor dos benefícios.

Além disso, no extrato de pagamento também podem constar outras informações, como:

  • Parcelas de empréstimos consignados, quando houver

  • Descontos do Imposto de Renda, quando houver

  • Dados bancários do segurado

  • Informações pessoais do segurado, como Nome Pessoal, Data de Nascimento, CPF, entre outros.

Por que é importante emitir o extrato de pagamento de benefício do INSS

A consulta e emissão do extrato de pagamento de benefício do INSS é importante por vários motivos. Esse documento serve como comprovação de renda na solicitação de empréstimos, financiamentos, locação de imóveis e outras operações que exigem essa comprovação.

Além disso, o extrato de pagamento de benefícios do INSS também é importante porque confere aos segurados um maior controle acerca dos valores pagos, seja de aposentadoria, pensão ou outro benefício previdenciário.

A emissão do extrato de pagamento dos benefícios do INSS também permite aos segurados identificar possíveis inconsistências e atrasos na concessão desses benefícios.

Ademais, considerando o elevado índice de casos de fraudes envolvendo benefícios da Previdência, consultar regularmente o extrato de pagamentos do INSS representa uma maneira de se prevenir contra esses crimes.

Ou seja, mais do que um simples comprovante de pagamento, o extrato representa um documento essencial para que os segurados do INSS fiquem atentos em relação aos pagamentos e informações junto à Previdência, evitando assim prejuízos ou inconsistências na concessão de benefícios.

Como consultar o extrato de pagamento do INSS?

extrato de pagamento de benefício inss
Extrato de pagamento de benefício inss

A consulta e emissão do extrato de pagamento de benefício do INSS é simples e pode ser feita tanto presencialmente, quanto pela internet, através do site ou app Meu INSS.

Presencialmente

O segurado que deseja consultar ou emitir seu extrato de pagamento, pode comparecer a uma das agências do INSS, mediante prévio agendamento. O agendamento pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, da seguinte forma:

  1. Primeiramente acesse o aplicativo Meu INSS usando o login e senha cadastrados

  2. Em seguida, clique no comando “Novo Pedido”, situado na página inicial da plataforma

  3. Digite no campo especificado o termo “Extrato de Pagamento”

  4. Por fim, siga as demais instruções para finalizar o seu pedido de agendamento.

Após receber a confirmação de agendamento, compareça à agencia do INSS na data e horário definido, portando os documentos pessoais de identificação com foto ou procuração, caso a solicitação seja feita por um representante legal.

Meu INSS

Para consultar e emitir o extrato de pagamento de benefício do INSS é simples. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site ou app Meu INSS usando login e senha cadastrados no Gov.br

  2. Em seguida, no menu inicial, selecione o comando “Extrato de Pagamento”

  3. Uma nova aba será aberta, onde será demonstrado todas as informações relativas aos pagamentos dos benefícios previdenciários. Selecione a competência que deseja consultar e clique nela para acessa-la de forma detalhada

  4. Para emitir o extrato, basta clicar em “Baixar PDF” e, após concluir o download do documento, imprimir o extrato.

Vale lembrar que, além do extrato de pagamento de beneficio do INSS, no Meu INSS, o segurado também pode consultar outros documentos previdenciários, como extrato de contribuições (CNIS), extrato de empréstimos consignados, extrato de Imposto de Renda, entre outros.

Tem como obter extrato de pagamento de benefício do INSS sem cadastro no Gov.br?

Muitas vezes, pode acontecer do segurado não possuir cadastro no Gov.br. Nesse caso, surge a dúvida: afinal, consigo consultar e emitir o extrato de pagamento de benefícios do INSS sem esse cadastro?

A resposta é sim. Para isso, o segurado deve efetuar o agendamento presencial para consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS no número 135.

Outras formas de ter acesso a esse extrato sem os dados de acesso do Gov.br é através de aplicativos bancários ou em caixas eletrônicos, caso o segurado seja cliente do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Quando o extrato de pagamento de benefício do INSS está liberado?

O segurado que deseja consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS ou mesmo emitir esse documento para fins de controle, pode acessar esse registro todo mês, geralmente alguns dias antes da data de pagamento do benefício.

Lembrando que o serviço presencial disponibilizado pelo INSS para consulta e emissão de extratos de pagamento ficam disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22 horas. Já pelo aplicativo Meu INSS, o serviço é disponibilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Principais cuidados ao emitir extrato de pagamento de beneficio do INSS

Agora você já sabe como consultar o extrato de pagamento de benefícios previdenciários, bem como fazer a emissão desse documento. Mas, para ampliar a segurança na emissão desse registro, segue abaixo algumas dicas úteis:

  • Evite compartilhar dados de acesso ou informações pessoais em sites ou plataformas que não sejam as indicadas oficialmente pelo INSS, a fim de evitar fraudes. Além disso, preferencialmente, o acesso ao extrato de pagamento deve ser feito pelo próprio usuário e não por terceiros.

  • Mantenha seu cadastro junto ao INSS sempre atualizado. Isso ajuda a evitar problemas, tanto no acesso, quanto emissão do extrato de pagamento de benefícios do INSS.

  • Procure atualizar sempre que possível o aplicativo Meu INSS em seu dispositivo. Ao fazer isso, você garante o acesso a versões mais atuais da plataforma, evitando contratempos no acesso ao extrato de pagamentos dos seus benefícios previdenciários.

Consultar o extrato de pagamento de benefício no Meu INSS é um processo simples e essencial para manter o controle financeiro e acompanhar os depósitos mensais de forma prática.

Com apenas alguns cliques, você pode acessar informações detalhadas sobre valores, datas e benefícios pagos, tudo diretamente pelo site ou aplicativo oficial. Essa facilidade traz mais transparência e autonomia para quem depende da previdência. 

Ao aprender a utilizar essa ferramenta, você ganha mais segurança no gerenciamento do seu benefício e evita problemas como pagamentos atrasados ou divergências. Além disso, é uma forma de estar sempre atualizado com as informações que impactam diretamente o seu dia a dia. 

Portanto, coloque em prática as dicas e passos demonstrados nesse artigo e faça a consulta do extrato de pagamento de benefício pelo Meu INSS ou presencialmente de forma prática e segura!