IA no Mercado de Trabalho: Quais Profissões Essa Tecnologia Pode Substituir em Breve?

IA no Mercado de Trabalho: Quais Profissões Essa Tecnologia Pode Substituir em Breve?

IA no mercado de trabalho: veja quais profissões serão substituídas primeiro e como se adaptar às mudanças. Leia mais!

Antes vista como algo distante, a IA no mercado de trabalho já é uma realidade que vem impactando diretamente a rotina de empresas e profissionais. Essa tecnologia está presente em vários setores, automatizando processos e gerando ganhos expressivos em termos de eficiência e produtividade.

Contudo, juntamente com os avanços da inteligência artificial também surgem algumas preocupações. Uma das principais é sobre quais profissões e carreiras essa tecnologia irá substituir em breve. Afinal, quais funções estarão mais vulneráveis aos impactos da IA no mercado de trabalho?

Nesse artigo, preparamos uma lista com as profissões que serão mais impactadas pela presença da IA e quais ainda se mostram como uma vantagem competitiva e que vale a pena explorar por quem pensa em ingressar no mercado ou mudar de carreira. Confira!

Profissões que serão substituídas pela IA no mercado de trabalho

Em meio aos constantes avanços da inteligência artificial, várias profissões já apontam sinais de vulnerabilidade, podendo ser substituídas em breve pela presença dessa tecnologia no mercado de trabalho. Entre as carreiras mais propensas a essa substituição, estão:

Operadores de Caixa

A profissão de operador de Caixa é uma das mais populares no Brasil. Não é à toa que essa é uma das áreas que abrande o maior número de trabalhadores do Brasil, conforme aponta um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Apesar disso, de acordo com o mesmo estudo, essa é uma das profissões com 97% de chances de ser substituída pela inteligência artificial nos próximos anos.

Esse é um cenário cada vez mais presente no mercado internacional, onde a maioria dos supermercados já dispõe de caixas automáticos e carrinhos inteligentes onde todo o processo de compra e atendimento são feitas de maneira automatizada, sem intervenção humana.

Desse modo, com o avanço da IA no mercado de trabalho, a tendência é que em breve a área de operador de caixa também fique cada vez mais escassa no Brasil.

Atendimento ao cliente

Por muitos anos, o setor de atendimento ao cliente foi um dos mais relevantes nas empresas em geral. Profissões como call center, telemarketing e de suporte ao usuário eram ocupados pela maioria dos brasileiros que buscavam uma oportunidade de iniciar sua carreira profissional.

Contudo, essa é uma realidade que vem mudando, sobretudo com os avanços da IA no mercado de trabalho. O uso constante de tecnologias baseadas em IA nas centrais de atendimento, como chatbots e robôs automatizados, tem gerado mais assertividade e eficiência na interação com usuários, levando a um aumento de produtividade nesse setor.

Além disso, com a automação do atendimento ao consumidor, as empresas também reduzem despesas com salários e benefícios trabalhistas, assim como índice de rotatividade, tornando essa uma opção cada vez mais atrativa para os gestores.

Desse modo, a tendência é que boa parte dos empregos envolvendo o atendimento ao cliente seja substituído por IA no mercado de trabalho em breve.

Desenhista de retrato falado

Essa é outra profissão propensa a desaparecer em breve do mercado em razão da inteligência artificial. Basicamente, o desenhista de retrato falado auxilia na construção de imagens relatadas por testemunhas e vítimas e, com isso, ajuda na resolução de investigações criminais.

Apesar de desempenhar um papel importante, o uso de ferramentas de IA são capazes de criar breves descrições e representações digitais mais precisas e com mais velocidade que o ser humano. Desse modo, o uso dessa tecnologia acaba tornando o trabalho dos desenhistas de retrato falado desnecessário no futuro.

Entrada de dados

ia no mercado de trabalho
IA no mercado de trabalho

Os profissionais que operam com a alimentação de dados também estão entre as áreas com mais chances de desaparecer pelo uso da IA no mercado de trabalho.

Isso porque, uma das características que vem despontando essa tecnologia é sua ampla capacidade de coleta, processamento e organização de dados. Com a IA, todo o processo envolvendo a entrada e triagem de dados em sistemas é feito de maneira rápida e precisa.

Isso acaba reduzindo erros e liberando espaço na rotina de profissionais que podem se dedicar mais em atividades menos repetitivas e mais complexas. Por isso, quem atua exclusivamente com entrada de dados corre um sério risco de perder espaço no mercado em razão do avanço de tecnologias baseadas em IA.

Operadores de linha de montagem

No setor industrial, algumas profissões também estão propensas a substituição pelo uso da IA, como é o caso da de operador de linha de montagem.

Cada vez mais empresas desse ramo estão adotando a IA e robótica para auxiliar na execução de tarefas repetitivas, como montagem de produtos, soldagem, empacotamento e outras funções.

A integração dessas tecnologias confere maior agilidade e precisão na execução desses serviços, sendo amplamente vantajosa, sobretudo em setores que operam com produção em alta escala. Desse modo, a tendência é que muitas vagas de emprego na área de fabricação e linha de montagem sejam ocupadas por sistemas automatizados.

As profissões acima foram apenas alguns exemplos das áreas que serão substituídas em breve pela IA no mercado de trabalho.

Porém, isso não exclui outros setores de estarem suscetíveis a uma possível substituição por essa tecnologia e, portanto, maior escassez de vagas no mercado de trabalho. É o caso por exemplo de profissões como designer gráfico, fotógrafo, profissionais de marketing, escritores, contadores, analistas de pesquisas, entre outros.

Empregos que não serão substituídos pela IA no mercado de trabalho

Embora a presença da IA no mercado de trabalho coloque algumas profissões em risco, existem carreiras que continuarão em evidencia, mesmo com a aplicação dessa tecnologia e suas evoluções.

Normalmente, as áreas que não estão vulneráveis a ação da inteligência artificial são aquelas que envolvem supervisão humana, decisões complexas, interação social, entre outras habilidades humanas que a IA não é capaz de replicar.

Desse modo, entre as profissões que estarão mais seguras contra a ação da IA no mercado de trabalho, estão:

  • Advogados

  • Médicos

  • Enfermeiros

  • Assistentes sociais

  • Psicólogos e terapeutas

  • Professores

  • Eletricistas

  • Policiais

  • Bombeiros, entre outros

Além disso, com a IA também irão surgir novas oportunidades no mercado, especialmente em áreas ligadas diretamente a essa tecnologia. É o caso, por exemplo, do engenheiro de dados, analista de Big Data, especialista em Robótica, engenheiro de Machine Learning, entre tantos outros.

O fato é que A IA no mercado de trabalho está transformando rapidamente o cenário profissional, trazendo novos desafios e oportunidades. Entender quais profissões estão mais vulneráveis à substituição e quais habilidades serão mais valorizadas no futuro é essencial para se adaptar a essas mudanças.

Acompanhar de perto as evoluções tecnológicas e as novidades do mercado é a melhor estratégia para quem deseja se manter competitivo. Investir em educação continuada, desenvolver habilidades interpessoais e criativas e estar atento às demandas emergentes pode fazer toda a diferença no seu crescimento profissional.

Lembre-se: a IA é uma ferramenta poderosa, mas ainda depende da inteligência humana para ser bem utilizada. Use essa revolução a seu favor, atualize-se constantemente e esteja preparado para aproveitar as novas oportunidades que surgirão!