Meu INSS Fora do Ar: Saiba Como Resolver

Meu INSS Fora do Ar: Saiba Como Resolver

Descubra como proceder quando se deparar com Meu INSS fora do ar e evite perder os prazos em suas solicitações!

Se deparar com o Meu INSS fora do ar certamente está entre os problemas mais comuns enfrentados pelos segurados do INSS.

Quando essa instabilidade afeta o sistema Meu INSS, aqueles que dependem da plataforma para consultar benefícios previdenciários, bem como fazer agendamentos ou atualizar dados acabam ficando sem saber a quem recorrer ou como proceder para solucionar o problema.

Além disso, problemas que deixam o Meu INSS fora do ar também podem gerar atrasos relevantes nos processos em andamento, como solicitações de auxílios ou aposentadorias, resultando em prejuízos aos segurados.

Se você tem dúvidas sobre o que fazer quando o Meu INSS está fora do ar, não se preocupe. Nesse artigo, vamos explicar as principais causas que deixam a plataforma Meu INSS fora do ar, assim como os impactos que esse tipo de instabilidade pode gerar.

Continue lendo e descubra também quais alternativas possíveis para contornar o problema e dar continuidade ao seu atendimento sem complicações. Confira!

O que é Meu INSS?

O Meu INSS consiste em uma ferramenta que o Governo criou para simplificar o acesso a informações e serviços previdenciários. Por meio desse sistema, os segurados e pensionistas do INSS podem consultar auxílios, fazer agendamentos e até solicitar benefícios e aposentadorias, tudo em um só lugar e sem sair de casa.

Contudo, assim como qualquer outra plataforma digital, o Meu INSS também está sujeito a falhas. E quando instabilidades técnicas afetam esse sistema, isso acaba gerando uma série de transtornos aos usuários.

Quais serviços são afetados quando o Meu INSS está fora do ar?

Quando um problema deixa o Meu INSS fora do ar, essa instabilidade acaba afetando todos os serviços associados à plataforma Gov.br. Isso inclui:

  • Consultas e solicitações de benefícios ou aposentadorias

  • Agendamento de perícias médicas

  • Atualização de dados cadastrais

  • Informes de rendimento para o imposto de renda

  • Serviços da Receita Federal

  • Conecte SUS

  • Pecúlio

  • Carteira de Trabalho Digital

  • Revisão ou reativação de benefícios previdenciários

Os segurados ou pensionistas do INSS que desejam contratar empréstimo consignado também podem enfrentar uma demora no andamento desse processo com o Meu INSS fora do ar. Apesar disso, dependendo do estágio em que o pedido de empréstimo esteja, essa instabilidade pode não comprometer a celebração do contrato.

Meu INSS fora do ar: Principais Causas

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Acessar a plataforma Meu INSS e se deparar com o sistema fora do ar ou com mensagens de erros é algo mais comum do que se imagina. Mas, o que causa essas instabilidades no sistema?

Entre os principais motivos que deixa o Meu INSS fora do ar, estão:

Acessos simultâneos ao sistema

O grande volume de acessos simultâneos ao aplicativo está entre os principais motivos que deixa o Meu INSS fora do ar. Isso normalmente acontece em datas de pagamentos ou prazos importantes envolvendo os benefícios previdenciários, o que acaba deixando os servidores sobrecarregados e paralisando o sistema devido a instabilidades na conexão.

Falhas técnicas no servidor

Essa é outra razão para os seguradores encontrarem o Meu INSS fora do ar. Muitas vezes, falhas técnicas no servidor podem ocorrer por razões que fogem ao controle do usuário. Quando isso acontece, esses erros tiram o site e o aplicativo do ar momentaneamente.

Versão obsoleta do aplicativo

Instabilidades no sistema Meu INSS também ocorrem devido a necessidade de atualizações na plataforma. Quando o sistema não se mantém atualizado, o lançamento de novas versões para correção de falhas na ferramenta pode resultar na desativação temporária do sistema.

Manutenção do sistema

Para garantir um bom desempenho no funcionamento do Meu INSS, além de manter o sistema atualizado, também é necessário realizar manutenções periódicas na plataforma.

Durante o processo de manutenção, pode ocorrer a inclusão de novos recursos e o aprimoramento da navegação. Contudo, essas alterações podem gerar falhas temporárias deixando o Meu INSS fora do ar.

Além dos motivos descritos acima, os segurados do INSS também podem se deparar com uma série de erros ao acesso o Meu INSS. Desde erros no carregamento da página ou na busca de dados, até crédito não retornado, falhas na visualização de créditos, em requisições ou captura de imagens.

Apesar disso, saiba que existem medidas que o usuário pode adotar para solucionar esses problemas e não ter seu atendimento comprometido.

Como o Meu INSS fora do ar impacta nos prazos

Uma das maiores preocupações dos segurados e pensionistas do INSS quando se depara com o Meu INSS fora do ar é como essa instabilidade no sistema pode comprometer prazos previdenciários exigidos para solicitações de benefícios.

Quanto a isso, a portaria Dirben/INSS 993, publicada em 28 de março de 2022 determina que, havendo falhas no sistema do INSS, os prazos deverão ser prorrogados por 24 horas em relação ao dia agendado. Vale destacar que essa prorrogação diz respeito apenas aos prazos agendados e não em relação a data de entrada do requerimento do benefício previdenciário.

Ademais, como a portaria não traz esclarecimentos sobre a necessidade de comprovação da instabilidade nos sistemas do INSS, o ideal é que, em caso de instabilidade no Meu INSS, o segurado reúna provas como prints ou fotos da tela do computador ou celular que evidenciam o erro e abram um registro de reclamação junto a Ouvidoria do Gov.br.

Somado a isso, também é aconselhável que o segurado tente fazer a solicitação desejada através da Central de Atendimento do INSS pelo número 135. Assim, quando o sistema retornar, será possível anexar a documentação exigida, evitando a perda da data de entrada do requerimento.

Meu INSS fora do ar: O que fazer?

Existem algumas medidas práticas e simples que o segurado do INSS pode adotar quando se deparar com o Meu INSS fora do ar.

Verifique a conexão e o domínio

Você acessou o app Meu INSS e percebeu que ele está fora do ar? Então o primeiro passo é conferir se o seu acesso à internet está funcionando. Se necessário reinicie a conexão para se certificar que a conexão está estável e, então, tente acessar novamente o sistema Meu INSS.

Além disso, também é importante verificar se digitou o domínio corretamente no navegador. Muitas vezes, uma simples letra ou ponto digitado errado pode causar erros no acesso.

Baixe a versão atualizada do Meu INSS

Entre os motivos que deixam o Meu INSS fora do ar está o uso de versões desatualizadas do app. Desse modo, uma alternativa para contornar esse problema está em buscar a versão mais atual do sistema e baixar no seu dispositivo.

Caso já tenha o aplicativo disponível em seu dispositivo, você pode ir até a loja de apps do seu celular e verificar se existem atualizações disponíveis para o app. Então é só clicar em ‘Atualizar’ e aguardar a conclusão da atualização do sistema.

Altere a forma de acesso

Outra possibilidade que pode adotar para solucionar o problema do Meu INSS fora do ar é tentar modificar a forma de acesso. Por exemplo, se está tentando acessar o sistema pelo aplicativo, procure acessar o sistema usando a versão web.

Caso o problema persista, então tente aguardar um pouco para ver se a instabilidade desaparece, ou aplique outras medidas para acessar os serviços da plataforma com segurança.

Outros meios de atendimento

Se você tentou todas as medidas anteriores e o sistema continua fora do ar, então um outro caminho é fazer sua consulta ou solicitação usando outros meios. Um deles é através da Central de Atendimento do INSS, pelo número 135.

Através dessa central telefônica é possível concluir o atendimento, evitando comprometer o andamento da consulta ou solicitação. Mas, lembre-se de guardar o registro de protocolo do atendimento. Assim, com esse número será possível acompanhar o andamento do processo digital quando o sistema regularizar seu funcionamento.

Além do atendimento por telefone, o segurado também pode se dirigir até uma agência do INSS para concluir sua consulta ou solicitação. Para isso, basta fazer o agendamento da visita por telefone.

Adotando as alternativas acima listadas, você impede que problemas técnicas como Meu INSS fora do ar atrapalhem o cumprimento de prazos importantes e, assim, garante que seus direitos sejam devidamente atendidos.