As redes sociais são um ambiente que favorece a divulgação, assim como o engajamento com pessoas e empresas. Contudo, fazer a gestão dessas mídias, embora seja importante para as estratégias de marketing, quase sempre é um desafio. Nesse sentido, poder contar com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode ser de grande ajuda.
Afinal, por meio de bons recursos de gestão de mídias sociais é possível aproveitar ao máximo o potencial que essas plataformas têm a oferecer, mas economizando tempo. Ou seja, com elas você não só acompanha tudo que acontece nas redes sociais, como também pode gerar conteúdos relevantes, programar publicações, monitorar métricas e muito mais.
Você ainda não possui uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para usar a seu favor? Então acompanhe conosco essa leitura e confira agora quais são as melhores opções disponíveis que podem te ajudar a administrar sua presença nas mídias sociais. Confira!
O que é o gerenciamento de redes sociais?
Em termos gerais, a gestão de redes sociais nada mais é do que o processo de administrar seus perfis em plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube entre outras.
E se engana que acha que gerenciar mídias sociais envolve apenas a interação com os usuários. Uma boa gestão dessas plataformas, lhe permite:
Planejar corretamente os conteúdos
Programas as postagens para publicação em horários estratégicos
Acompanhar métricas de desempenho
Monitorar tendências
Para quem deseja crescer e ser bem-sucedido nesse meio, não basta apenas sair criando perfis nas mídias sociais. Também é necessário se posicionar, saber atrair o público ideal e engaja-los de maneira assertiva. E tudo isso só é possível com um gerenciamento de redes sociais eficiente.
Qual a importância do gerenciamento de redes sociais?
O gerenciamento de mídias sociais exerce um papel fundamental nas estratégias de marketing. E grande parte disso se deve em razão da presença cada vez mais constante de pessoas e empresas conectadas às redes sociais.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, cerca de 81% da população utiliza as redes sociais. Além disso, mais da metade das empresas usam as redes sociais para vender, e 78% estão presentes nessas plataformas, segundo o levantamento do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação.
Desse modo, para alcançar um maior número de pessoas e fortalecer sua presença nas redes, é preciso fazer uma boa gestão dessas plataformas. Somente assim poderá ter mais visibilidade, segmentação, agregar valor à sua marca e garantir muitos outros benefícios para você ou sua empresa.
Qual a melhor ferramenta de gerenciamento de redes sociais?
Se você deseja uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais mais robusta, e tem orçamento para investir em soluções pagas, nós separamos algumas dicas para você.
1. mLabs
Considerada uma das principais soluções para gestão de redes sociais permite o agendamento de postagens levando em conta as particularidades de cada rede. Por exemplo, em postagens para Facebook você pode colocar links clicáveis.
A ferramenta de gerenciamento de redes sociais ainda permite que você gere relatórios e monte equipes com diferentes funções.
2. Etus
O Etus é um gerenciador que funciona integrado às principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
Além disso, essa ferramenta também oferece recursos como mídia paga para postagens no Facebook e Instagram, gestão de workflow, calendário de datas sazonais, relatórios personalizados e muitos outros recursos interessantes para gestão de mídias sociais.
3. Canva
Apesar de ser uma ferramenta mais conhecida para a criação de designs, ela também permite que você faça a gestão das redes sociais. Além de contar com espaços para guardar todos os elementos da identidade visual da sua marca, também conta com um planejador de conteúdo para você agendar e gerenciar publicações.
4. Postgrain
Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta que tem como foco a gestão de publicações dentro do Instagram. Você pode gerenciar desde posts, até produtos do catálogo. Por conta disso é muito indicada para quem possui loja dentro da rede social.
Ainda permite que você faça a gestão de times, e também tenha controle sobre as interações no seu perfil.
5. BuzzSumo
É uma ferramenta que tem como foco principal o monitoramento de publicações. Por meio dela é possível analisar as métricas das suas redes socias de forma mais detalhada, e assim descobrir quais as publicações com mais engajamento.
Além disso, a solução tem uma função que ajuda marcas a identificarem quais são as personalidades que se adequam melhor as suas estratégias.
Qual o melhor gerenciador de redes sociais gratuito?
Para quem não consegue investir em uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais paga, existem algumas versões gratuitas bem interessantes e que podem suprir as suas necessidades. Confira abaixo algumas delas:
1. Meta Business Suite
É o gerenciador oficial da Meta, que detém direitos sobre redes como o Instagram e o Facebook. Ele permite que você integre totalmente a gestão de uma ou mais contas.
Por meio da plataforma é possível, por exemplo, gerenciar tanto as postagens de cunho orgânico, como as impulsionadas. Além disso, ela permite que você gerencie comentários, planeje conteúdos e veja as principais métricas relacionadas as suas postagens.
2. Buffer
Por meio dele é possível fazer o agendamento de postagens recorrentes e pode ser integrado com Twitter, Facebook, Instagram e outras redes sociais.
Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta de gerenciamento de redes sociais é que ela permite que você cadastre até três contas para fazer a gestão. Além disso, ela tem, uma função que permite que a postagem seja automaticamente publicada, nos horários de maior audiência no seu perfil.
3. Crowdfire
A versão gratuita oferece todas as funcionalidades básicas para fazer o gerenciamento das redes sociais. Além disso, é possível fazer o agendamento de até 10 postagens e ainda conta com funções para você coletar conteúdos de outros sites e publicar diretamente nas suas redes.
4. TweetDeck
Permite um gerenciamento mais detalhado das postagens no Twitter. Além de agendar publicações, você pode monitorar feeds, ficar por dentro das principais hashtags do momento e muito mais.
Aproveite essas dicas de ferramenta de gerenciamento de redes sociais para otimizar as suas estratégias de marketing digital. Você verá como essas soluções irão facilitar o planejamento e postagem de conteúdos nas redes!