Com a rápida disseminação dos recursos de IA no cotidiano das pessoas, muito se tem debatido acerca dos impactos da inteligência artificial em vários segmentos, inclusive no mercado de trabalho.
Alguns acreditam que a IA representa uma ameaça a milhares de profissões e empregos, já que sua capacidade de substituir a mão de obra humana em várias tarefas pode acabar causando desempregos em massa.
Enquanto isso, outros já veem a adoção dessa tecnologia como algo positivo e com potencial de gerar novas oportunidades no mercado de trabalho. Mas, afinal, qual dessas duas vertentes é a mais correta? Quais serão os verdadeiros impactos da inteligência artificial no futuro dos empregos e profissões atuais?
É exatamente sobre isso que vamos tratar nesse artigo. Acompanhe conosco essa leitura e saiba agora todos os detalhes sobre os efeitos da implementação de IA no mercado de trabalho e como se preparar para eles. Confira!
Afinal, quais serão os impactos da inteligência artificial nas profissões
Quais empregos e profissões serão afetados pelos impactos da inteligência artificial?
Afinal, quais serão os impactos da inteligência artificial nas profissões
A IA é uma inovação que já vem transformando a maneira como as pessoas vivem e se relacionam.
No mercado de trabalho, os impactos da inteligência artificial também são notáveis. Entre as principais mudanças que podem afetar as profissões e empregos atuais, estão:
Automação de tarefas
Os recursos de IA podem ser utilizados para automatizar tarefas repetitivas no cotidiano das empresas e, com isso, ampliar a produtividade realocando profissionais para outros setores diretamente associados ao core business das organizações.
Desse modo, departamentos como manufatura, construção, call centers e que prestam serviços administrativos, cuja a maior parte de sua rotina operacional é composta por tarefas repetitivas sofrerá com os impactos da inteligência artificial.
Eficiência operacional
A implementação de recursos da IA em áreas como recursos humanos, gestão de projetos e finanças sem dúvida podem agilizar os trabalhos nestes setores, otimizando a eficiência operacional no meio corporativo.
Flexibilização do trabalho
Outro ponto onde a inteligência artificial pode impactar é na maneira como os profissionais desenvolvem seus trabalhos. A partir da implementação dessa tecnologia nos empregos e profissões, haverá uma maior flexibilização da forma e local de trabalho dos profissionais.
Ou seja, essa inovação vai permitir que os trabalhadores consigam executar suas atividades de maneira remota e com uma carga horaria mais flexível e conveniente, algo que é visto por muitos como algo benéfico em muitas profissões.
Queda nos empregos e novas oportunidades
Um dos impactos da inteligência artificial que gera receio em muitos profissionais é a redução nos empregos que essa tecnologia pode promover em alguns setores. Áreas como transporte, manufatura e finanças podem sofrer uma queda ou até mesmo a extinção de alguns cargos com a implementação da IA.
Em contrapartida, segmentos como engenharia de dados e desenvolvimento de softwares podem crescer com a inteligência artificial, gerando novas oportunidades de trabalho nessas áreas.
Qual o papel da IA no mercado de trabalho?
Os impactos da inteligência artificial sobre empregos e profissões ocorrem à medida em que essa tecnologia comece é implementada no mercado de trabalho.
Mas, qual papel essa tecnologia irá desempenhar nesse cenário? Afinal, os recursos de IA serão usados para auxiliar o trabalho humano? Ou essa inovação será usada para substituir a mão de obra humana por máquinas?
Considerando a ampla variedade de aplicações que a IA possui, pode-se dizer que essa tecnologia servirá para as duas coisas. Ou seja, em algumas situações, essa tecnologia pode ser aplicada para complementar o trabalho humano, assumindo tarefas repetitivas, enquanto a mão de obra se concentra em atividades que exigem mais da sua criatividade e senso lógico.
Enquanto isso, em outras circunstâncias, os recursos de IA serão aplicados para automatizar tarefas, substituindo o trabalho de profissionais em áreas especificas. É o caso, por exemplo, do uso de chatbots no atendimento ao cliente no lugar de atendentes humanos.
Por isso, dependendo do contexto em que a IA é aplicada, as duas situações podem ocorrer. Mas, é importante destacar que não se deve olhar para essa inovação como se ela fosse “roubar empregos”.
Embora, ela já esteja provocando mudanças em muitos setores, isso não quer dizer que ela vai tirar os empregos das pessoas. Até mesmo porque, existem áreas que não podem ser completamente automatizadas exigindo, com isso, a presença humana para sua execução. Principalmente as que envolvem julgamento de valores sociais e éticos.
Sem contar, que essa tecnologia também viabiliza a criação de novos empregos e oportunidades em setores emergentes. Portanto, nem todas as profissões e cargos serão ameaçados pelos impactos da inteligência artificial.
Quais empregos e profissões serão afetados pelos impactos da inteligência artificial?
De acordo com relatório feito pela McKinsey, até 2030, estima-se que haja um equilíbrio na quantidade de empregos e profissões no mercado de trabalho. Contudo, devido aos impactos da inteligência artificial em algumas profissões, é possível que alguns trabalhadores tenham que mudar de cargo.
Ainda segundo o relatório, as atividades que podem sofrer mais com esses impactos são da área de serviços e operação de máquinas. Entre os cargos com maior potencial de extinção ou queda no número de empregos em função da IA, estão:
Operadores de telemarketing
Com o tempo, tecnologias como chatbots e interlocutores virtuais que operam com base em IA irão atuar respondendo perguntas e atendendo clientes em substituição a operadores humanos.
Corretores imobiliários
Hoje em dia, com o auxílio da IA, as plataformas digitais no ramo imobiliário estão funcionando de maneira cada vez mais integradas. Isso, por sua vez, auxilia na busca por imóveis de forma remota, inviabilizando a necessidade de um corretor em todo o processo de compra e venda de casas e apartamentos.
Operadores de fábrica
Através do uso de sistemas automatizados e da robótica, tarefas repetitivas no setor de produção e montagem passarão a ser realizadas por máquinas, reduzindo assim a quantidade de operadores nas fabricas.
Motoristas
Grande parte das montadoras do segmento automotivo estão trabalhando em sistemas de automação que viabilizam a produção de veículos comerciais e de transporte para rotas pré-definidas. Com isso, a necessidade de um motorista na condução será dispensável.
Segundo o estudo “Mobilidade do Futuro” feito pela Alianz Partners, graças aos avanços tecnológicos em IA, esse cenário pode se tornar realidade até 2040.
Operador de caixa
Assim como já acontece em alguns países, como os EUA por exemplo, as operações de pagamento em supermercados e outros estabelecimentos comerciais passará a ocorrer de forma 100% automática, dispensando a necessidade de operadores de caixa.
Empregos que os impactos da Inteligência Artificial dificilmente irão afetar
Dificilmente, os efeitos da IA irão abranger todas as profissões. É o caso, por exemplo, dos profissionais da saúde, pois é uma área que requer habilidades interpessoais e de comunicação que não podem ser replicadas por máquinas.
Do mesmo modo, empregos que exijam criatividade e pensamento críticos, empatia, liderança e capacidade para tomada de decisão estratégica estão menos suscetíveis a extinção pelo uso de IA em seus setores.
Como se preparar para essas mudanças?
Devido ao crescente avanço da tecnologia, o uso de novos recursos baseados em IA no mercado de trabalho vem se intensificando com o tempo. Então a melhor forma de se adequar a essas mudanças é se preparando para elas. Mas, como fazer isso?
De modo geral, existem algumas medidas que os profissionais podem adotar para não sofrer tanto com os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho.
Investir em conhecimentos alinhados a essa tecnologia é uma delas. Ou seja, vale a pena adquirir ou aprimorar habilidades específicas, como em análise de dados, segurança cibernética, automação de processos, robótica e outros conhecimentos do gênero. Assim, além de se adaptar melhor as mudanças tecnológicas e de mercado, também aumenta as chances de ampliar suas oportunidades na nova era da IA.
Além disso, ficar atento as tendências em sua área de atuação também é importante. Para as empresas, incentivar a educação e treinamento de seus colaboradores para uma cultura de inovação sólida e consistente também é uma prática que pode viabilizar uma transição com menos impactos e mais oportunidades de crescimento.
Os efeitos da inteligência artificial no mercado de trabalho sem dúvida será um processo que envolverá constantes transformações. Portanto, cabe a profissionais e empresas manter o foco nessas mudanças, ao que há de novo e também realizar as adaptações necessárias para conseguir se manter em um universo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias.